O Facebook sabe quem está perto da sua loja
O Facebook introduziu duas novas funcionalidades que irão optimizar as campanhas de marketing directo, os anúncios “Local Awareness” e as estatísticas locais (Local Insights).
Os anúncios “Local Awareness” permitem personalizar individualmente o copy, link e Call-To-Action (CTA) conforme a localização de cada loja.
Por exemplo, se um restaurante com vários locais publica um anúncio com esta funcionalidade, pode optar por automatizar o nome da cidade no texto, que irá mudar conforme a localização das pessoas que visualizam o anúncio. As pessoas em Lisboa veriam “Almoce connosco em Lisboa!”, enquanto as pessoas no Porto veriam, “Almoce connosco no Porto!”. Os botões “call-to-action” são também são dinâmicos, pelo que se o utilizador clicar em “Contacte-nos” (por exemplo) será conectado directamente com a loja mais próxima de si.
Isto torna os anúncios mais eficientes e próximos do consumidor, uma vez que alcançamos somente com pessoas que podem visitar a loja.
Os relatórios estarão disponíveis para cada local, dando às empresas um maior conhecimento sobre o desempenho do anúncio. Esta funcionalidade vai ajudar os anunciantes a descobrir quais os locais que os utilizadores reagiram melhor ao anuncio, capacitando-nos para anunciar de forma mais eficiente, e concentrando os orçamentos de anúncios nas lojas de melhor desempenho.
As estatísticas irão incluir a funcionalidade “Estatística Local” que vai revelar a demografia e tendências associadas aos usuários nas proximidades das lojas da marca.
As empresas podem analisar localmente os dias mais movimentados da semana e horas do dia, para que saibam quando as pessoas estão mais propensas a visitar sua loja. E podem ver os dados demográficos agregados das pessoas próximas, incluindo idade, sexo, turistas e moradores locais. Portanto, se o negócio serve turistas ou pessoas de uma determinada faixa etária, permite-nos direccionar a comunicação para esse público-alvo.
Além disso, será mais fácil perceber a eficácia de cada anúncio. Com estas funcionalidades conseguimos perceber a percentagem de pessoas próximas do local de negócio que realmente viram o anúncio. Desta forma torna-se mais simples compreender o quão bem os anúncios estão a atingir os potenciais clientes.
Obviamente estas novas funcionalidade e métricas são construídas com base nos dados de pessoas que têm serviços de localização activados. Para proteger a privacidade dos seus utilizadores, o Facebook fornece apenas dados em percentagens e tendências gerais, nunca em números absolutos, e não compartilha informações de localização sobre pessoas individuais com as empresas.
Estas funcionalidades começaram a ser implementadas hoje no Facebook, e estarão disponíveis em todas as páginas muito em breve.
Para saber mais: https://www.facebook.com/business/news/facebook-local-awareness