Actualização no Facebook: Mais amigos, menos páginas

O segredo do sucesso do Facebook é a forma eficaz como conecta as pessoas. No entanto, com a sua evolução, o feed de notícias (mural) dos utilizadores desta rede ficou cada vez mais “poluído” com publicações de estranhos, marcas e publicidade, pelo que acompanhar as novidades das pessoas que nos são próximas tornou-se uma tarefa mais complicada.

Assim, para “obter o equilíbrio certo”, o Facebook anunciou hoje uma nova reconfiguração no algoritmo do Feed de Notícias, para dar prioridade ao conteúdo publicado pelos amigos que estejam ligados ao utilizador, empurrando as publicações de páginas de negócios para baixo.

Conforme referido pelo Product Manager Max Eulenstein e User Experience Researcher Lauren Scissors:

“As pessoas estão preocupadas em não perder atualizações importantes dos seus amigos mais próximos. Para as pessoas com muitas conexões isto é particularmente importante, pois existe uma grande quantidade de conteúdo para verem todos os dias.”

 

Os utilizadores passam a receber mais publicações de fotografias, vídeos ou atualizações de estado dos seus amigos e familiares, catapultando estas publicações para o topo do mural, mas as suas actividades que envolvem terceiros, como quando gostam de uma fotografia ou comentam uma publicação, deixarão de surgir no mural com tanta frequência.

As publicações das páginas de negócio e marcas continuarão a aparecer, mas terão menos prioridade e alcance. Esta acção levou a algum buzz na internet da parte de empresas e marketeers, afirmando que o Facebook faz deliberadamente alterações no seu algoritmo para incentivar o investimento em anúncios e publicações impulsionadas, para aumentar e recuperar o alcance das suas publicações. O Facebook afirma que o impacto desta actualização nas páginas de negócio pode variar:

“O impacto destas mudanças na distribuição da sua página irá variar consideravelmente, dependendo da composição de seu público e sua atividade de publicação. Em alguns casos, o alcance das publicações e o tráfego poderá diminuir potencialmente. No geral, as páginas devem continuar a publicar conteúdos que as pessoas considerem significativos e devem usar o Guia das Melhores práticas para direcionar o tráfego de referência.”

 

Numa primeira análise, esta actualização associada à eliminação recente de contas inactivas, indica que o Facebook procura regressar à sua génese e aquilo que faz melhor: conectar pessoas. Também pretendem recuperar alguns fãs que se dispersaram por outras redes sociais, com menos ruído visual, como o Twitter ou Instagram.

Para as páginas de negócio o desafio de criar um envolvimento com os seus fãs tornou-se maior, mas poderá tornar-se mais eficaz, pois aumenta a possibilidade de uma publicação chegar às pessoas certas, reais, activas, que realmente gostam da marca. E isso vai aumentar o seu envolvimento.

Assim, torna-se cada vez mais imperativo cada marca ter uma presença eficaz no Facebook, onde cada publicação é feita e pensada com “peso e medida”, seguindo as boas práticas que o Facebook aconselha para gerar um alcance maior. Dessas boas práticas, destacamos as seguintes:

  1. Publicar conteúdos frequentemente, em horários diferentes, de forma a chegar ao maior nº de pessoas possível.
  2. Variar o tipo de publicação e conteúdo: partilhe links, fotos e vídeos, usando o texto do post para desafiar a interacção.
  3. Faça uploads de vídeos directamente no Facebook, e utilize o botão “call-to-action” para direccionar os espectadores para o site ou publicação.
  4. Publicar conteúdo com um contexto social em mente, que seja interessante para o seu público, e que incentive o gosto ou a partilha.
  5. Identifique outras páginas nas suas publicações, de forma a chegar aos fãs dessa página, aumentando o seu alcance.
  6. Incentive os seus fãs a discutirem um determinado assunto na página, seja solicitar a opinião num novo produto da marca, seja a comentar um acontecimento local, um concerto, uma notícia.

O verdadeiro impacto desta actualização será avaliado ao longo dos próximos meses, que a MCBS irá acompanhar com atenção.

Fonte: http://newsroom.fb.com/news/2015/04/news-feed-fyi-balancing-content-from-friends-and-pages/