Google penaliza websites não responsivos
No passado dia 21 de Abril, a Google lançou uma actualização no seu algoritmo do seu motor de pesquisa, que penaliza todos os websites não responsivos, ou seja, que não estejam optimizados para visualização em dispositivos móveis (smartphones e tablets).
Enquanto nos computadores os resultados das pesquisas permanecem tal como estão, nos dispositivos móveis os sites “mobile-friendly” são apresentados no topo dos resultados.
Esta alteração pode ter um grande impacto económico nas páginas tecnicamente mal preparadas, que utilizem tecnologia obsoleta, isto porque para muitos negócios online, uma boa posição no Google significa maior entrada de receitas, especialmente tendo em conta que o utilizador habitual do Google não passa da primeira ou segunda página de resultados das pesquisas.
Poderá verificar se o seu website é responsivo AQUI. Basta inserir o link da sua página, e o Google fará a sua análise, bem como as suas recomendações.
Para tornar o seu website “mobile-friendly” deixamos alguns conselhos:
- Não use tecnologia desactualizada ou não suportada pelos dispositivos móveis, como o Flash.
- Crie um layout responsivo, que não obrigue o constante zoom na visualização em dispositivos de ecrã reduzido.
- Tenha atenção às dimensões dos conteúdos da sua página, especialmente das imagens e vídeos. Quanto mais pesados os ficheiros, mais lento torna-se o acesso via móvel.
- Utilize fontes web de fácil leitura.
- Tenha em consideração que a navegação através dos dispositivos móveis é feita através do toque. Assegure que os botões e ligações encontram-se devidamente espaçados de forma a facilitar a interacção.
Consulte-nos para saber mais sobre como tornar o seu website responsivo.
Fonte: http://googlewebmastercentral.blogspot.pt/2015/04/rolling-out-mobile-friendly-update.html