Google Trends | Nova versão em português
Vivemos na era da Super-informação: tudo ao mesmo tempo agora. Para nos auxiliar na difícil tarefa de lidar e gerir toda a informação diária com que temos acesso, a Google Trends revela as últimas tendências e os termos mais pesquisados, permitindo um acompanhamento imediato dos acontecimentos e notícias que estão a gerar mais “buzz” na internet.
A mais recente actualização do Google Trends não só melhorou o interface desta ferramenta, adaptando o layout em “material design“, como tornou-se ainda mais potente, analisando a informação e as tendências do momento em tempo real, a nível mundial ou em cada país, incluindo Portugal. Também permite filtrar as tendências por tópicos: Ciência/tecnologia, desporto, empresas, entretenimento, notícias principais e saúde, bem como analisar as últimas tendências no Youtube.
Ao seleccionar uma tendência, o Google Trends não só revela os principais links para a notícia, como também é possível fazer uma análise do interesse ao longo do tempo, do nível de interesse por região e os termos mais pesquisados relacionados com essa notícia.
Apesar do futebol dominar as tendências de pesquisa dos portugueses, para um marketeer digital, é uma ferramenta incontornável, para estar actualizado ao minuto sobre notícias relacionados com a sua marca ou empresa. Para isso, é possível criar subscrições por tópicos, seja a nível mundial ou filtrado por país, de forma a ser notificado sempre que esse tópico esteja a criar algum buzz.