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As redes sociais estão em constante mutação e atualização, e como maior rede social do mundo, o Facebook lança e testa novas funcionalidades a uma velocidade vertiginosa.
Recentemente, o Facebook implementou novas funcionalidades que esperamos que fiquem disponíveis muito brevemente para o nosso país. Muitas dessas novidades pertencem ao Instagram que, como todos sabem, é uma rede social que pertence ao Facebook. Vamos dar-vos a conhecer algumas dessas novidades:
Soluções de anúncios do Facebook e atualizações de recursos
Compras no Instagram Stories
Em breve será possível adicionar “stickers de compra” nas Instagram Stories sobre um determinado produto presente na imagem ou vídeo, permitindo aos utilizadores através de um clique obterem informações e detalhes sobre esse produto, além de poderem ser reencaminhados para o site para realizarem a sua compra. Desta forma, criamos uma experiência de compra mais interativa e envolvente.
Anúncios de Realidade Aumentada
Em breve será possível usar a aplicação de câmera do Facebook, muito usada no Messenger, para criar experiências de realidade aumentada, permitindo aos utilizadores a interagir e experimentar diversos produtos. Da mesma forma que a câmera do Facebook aplica máscaras e efeitos nas nossas video-chamadas, poderá permitir-nos experimentar diversos produtos, como por exemplo uns óculos, roupa ou maquilhagem, por exemplo.
Anúncios de Facebook Stories
Apesar de não terem o impacto das Stories no Instagram, o Facebook pretende apostar nas suas Stories, uma vez que a possibilidade de usar um ecrã inteiro para efeitos de publicidade está a ganhar imensa força e popularidade.
Confirmando esse facto, The Social Network publicou novas estatísticas sobre o potencial de anúncios no formato Stories, com base num relatório recente realizado pela Ipsos :
- 68% das pessoas dizem que usam Stories em pelo menos três aplicativos regularmente e 63% planeam usar mais Stories no futuro
- 38% das pessoas disseram que depois de ver um produto ou serviço em uma Storie falaram com alguém sobre isso, e 34% disseram que foram a uma loja para procurar esse produto.
Assim, os anúncios no formato Stories permitem novas experiências, além de permitirem que a Storie seja partilhada em ambas plataformas.
Atualizações do Facebook para páginas
Recomendações de Página do Facebook
As críticas sobre uma página de Facebook foram atualizadas para “Recomendações”, acrescentando algumas funcionalidades extra, como a possibilidade de acrescentar fotografias, atualizar a opinião e acrescentar etiquetas/tags que irão funcionar essencialmente como hashtags ou keywords, facilitando os utilizadores encontrarem um determinado negócio, quando pesquisam nas recomendações do Facebook.
O funcionamento e objetivo mantém-se inalterado, o cliente avalia um determinado local ou marca, fornecendo aos próximos visitantes uma antevisão do que eles podem esperar da experiência enquanto cliente.
Novo layout nos dispositivos móveis
Uma atualização que já deve ser conhecimento de todos, a página de Facebook foi redesenhada para os dispositivos móveis, para facilitar a navegação, com alguns ajustes de layout com a finalidade de melhorar a experiência de navegação. As páginas de negócio não ficaram de fora desta atualização, e segundo o Facebook as alterações impostas devem gerar mais ações e interação.
Video Creation Kit
O Facebook continua a desejar ter um domínio no streaming de vídeo, atualmente dominado pelo Youtube, e consequentemente continua a fornecer aos seus utilizadores mais ferramentas criativas de multimédia, que permitam criar e carregar cada vez mais vídeos nesta rede social. O novo Video Creation Kit é um exemplo disso, que permite transformar fotografias em vídeos otimizados para os dispositivos móveis, utilizando templates disponíveis.
Além do Video Creation Kit, o Facebook está a implementar algumas ferramentas que nos permitem cortar um vídeo para o formato 1: 1 e 4: 5 para feed, 16: 9 para stream e 9:16 para stories, e até uma funcionalidade que permite “animar” um post estático, misturando fotografia, texto e elementos animados.
Como o vídeo é a opção de conteúdo mais eficaz em todas as redes sociais, faz sentido que exista um esforço da parte do Facebook em fornecer ferramentas que permitam criar conteúdos animados rapidamente e facilmente, usando os recursos da própria página, como fotografias e logótipo. Desta forma é possível criar anúncios de vídeo atraentes para dispositivos móveis, sem grandes investimentos.